SRD

USANDO O LIMA SYSTEM

O Lima System é um conjunto de regras de criadas por Raphael Lima e Mundos Colidem disponibilizadas gratuitamente para uso, desde que seguindo as seguintes orientações:

1) A proposta de jogo usando esse sistema de regras NÃO deve conter na sua proposta apologias a ideologias que pregam ofensas e violência a minorias étnicas, religiosas ou qualquer tipo de discriminação contra quaisquer grupos sociais.

2) Referenciar o uso das regras seguindo o modelo abaixo:

Este jogo usa as regras do Lima System, desenvolvido por Raphael Lima e Mundos Colidem” 

As regras básicas estão escritas abaixo, esse texto está em Creative Commons, e você pode usá-lo em seus jogos, e hackear de acordo com a necessidade da sua proposta e até copiá-lo se for necessário desde que a referência esteja claro no começo do texto, tal como explicada acima. Então, vamos as regras básicas do Lima System?

[aqui começam as regras básicas do Lima System] 

“Este jogo usa as regras do Lima System, desenvolvido por Raphael Lima e Mundos Colidem”  

A Personagem 

Para construir uma personagem, a jogadora deve responder às questões a seguir:

Nome: Qual o nome de sua personagem?  

Conceito: Qual o conceito de sua personagem? Pode ser uma profissão ou um hobby, como professor, garçom, médico, vendedor, técnico de informática, guerreiro, mago ou mestre de RPG. 

Antecedente: Escreva uma frase que represente o seu histórico, “ex-escravo nas minas do sul”, “orfã nas ruas de São Paulo”, “melhor aluna da escola de magia” e afins. O antecedente pode ser usado para definições de habilidades do personagem. Atributos: Como estão distribuídos os valores de atributos da sua personagem? Os atributos são três: Físico, Mental, Social e Sobrevivência, cada um com valores que vão de um a cinco. No momento da criação do personagem, o jogador pode distribuir 12 pontos como desejar entre eles. O atributo Sobrevivência reflete a capacidade do jogador mudar a história. Cada ponto de Sobrevivência gasto durante o jogo permite refazer uma rolagem ou inserir um elemento narrativo na história. Os pontos de Sobrevivência são renovados na próxima sessão de jogo.  

Vantagem: Em que sua personagem realmente é boa? Ou qual de suas posses é realmente relevante? Como “Fui da equipe de atletismo da escola” ou “Minha espada favorita”. Quando fizer um teste em que a sua vantagem é relevante, role dois dados e escolha o de valor mais baixo. Em caso de falha, role os dois dados novamente — isto só pode ser feito apenas uma vez por sessão. 

Desvantagem: O que é que atrapalha a sua personagem nos momentos de maior dificuldade? Como “Não consigo dividir comida” ou “Minha magia é fraca”. Quando ela fizer um teste onde a Desvantagem seja relevante, a narradora pode acrescentar até mais dois dados à sua rolagem e você terá que ficar com o dado de valor mais alto.

O Que Preciso Para Jogar?

Uma cópia destas regras, lápis, borracha e algumas folhas de papel para as anotações da ficha de personagem, além de três dados de seis lados (3d6). 

Rolando Dados

Sempre que for fazer uma rolagem de dados, a primeira coisa a se observar é se a ação é comum ou de conhecimento.

Ações comuns são aquelas que a maioria das pessoas faz (abaixar-se, andar sem chamar atenção ou empurrar alguém) e não precisa de nenhum pré-requisito.

Uma ação de conhecimento (prestar primeiros socorros, fazer uma ligação direta em um carro, arrombar uma fechadura ou conjurar uma magia) necessita que a personagem tenha um conceito adequado (enfermeira, eletricista, ladra ou feiticeira).

Se a ação for algo muito simples ou a personagem tiver o conceito adequado a uma ação de conhecimento, poderá fazer a rolagem de dados para testar a ação. Para isso, verifique qual atributo é mais adequado à ação e role um dado de seis lados. Se o resultado do dado for igual ou menor que o valor do atributo, a personagem obteve sucesso. 

Saúde e Ferimentos 

Os ferimentos das personagens são determinados em duas situações: na primeira falha em um teste de saúde — vinculado ao atributo ligado à ação — a personagem assume um custo ou consequência pela falha.

Na segunda falha, a narradora ganha o poder narrativo da ação e a personagem fica à mercê da narrativa, podendo ser considerada morta, inconsciente, capturada ou qualquer resultado que a narradora ache adequado. 

A Narradora 

A narradora não rola dados, deixando essa função apenas para as personagens jogadoras, que devem superar os testes utilizando sua criatividade, esperteza e a sorte com os dados nas rolagens de teste de seus atributos, vantagens e desvantagens. 

[aqui terminam as regras básicas do Lima System]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Heróis de Electrum (2019)

Heróis de Electrum é um jogo de super-heróis com a proposta de simular a atual fase das HQs, a chamada Era de Electrum (também conhecida com...