quarta-feira, 2 de março de 2022

Espada & Planeta (2017)

Espada & Planeta: aventuras fantásticas em mundos de ciência e magia

 

É um RPG minimalista de aventura, desafios e perigos exóticos em mundos e reinos desconhecidos.  apresenta aventureiros levados da Terra para mundos distantes no tempo e no espaço, terras de fantasia insólita, onde vastos impérios enfrentam sua própria decadência em meio a hordas bárbaras de tribos não-humanas, armadas de lanças de bronze e pistolas laser, no alto de montarias de seis pernas ou de veículos aéreos.

Aos aventureiros, resta sobreviver e desvendar os segredos e mistérios deste estranho mundo que será seu novo lar.


A Chegada

Para definir como o seu personagem chegou ao novo mundo, escolha na lista abaixo ou role 1d6 e compare o resultado:


1 - Exilado pela Magia / Ciência: Um teste de maquinário científico experimental ou um acidente durante um pretenso ritual místico o levou para seu destino inesperado. Qualquer nativo capaz de reconhecer o método de seu transporte irá identificá-lo como um alienígena. Se isso trouxer um status social positivo ao seu personagem, receba vantagem nos testes com o atributo Social. Caso contrário, receba desvantagem nos mesmos testes.

2-3 - Náufrago do Tempo e Espaço: pego em um acidente natural da realidade, você é lançado em um mundo desconhecido, onde se descobre capaz de perceber as flutuações do espaço-tempo causadas pela manipulação de forças naturais, seja pela ciência ou magia. Receba vantagem nos testes do atributo Social para notar quando alguém usa magia ou tecnologia avançada.

4-5 - Estranho em uma Terra Estranha: Você foi não apenas deslocado de sua época e terra natal, mas chegou a um mundo onde tudo é alienígena para você: costumes, língua e aparência. Receba desvantagem em todos os testes com o atributo Social, independente de onde estiver.

6 - Em Mundos Aquém da Razão: seu deslocamento o levou a uma realidade que é materialmente inferior à sua, onde você é claramente superior aos habitantes locais, seja em corpo ou mente. Receba Vantagem sempre que interagir com alguém usando seu atributo Físico, Mental ou Social (escolha apenas um deles).


O Personagem

Para criar seu personagem, preencha os campos abaixo de acordo com suas escolhas e o que deseja para o personagem.

Nome: escolha um nome.

Profissão: seja um Soldado, Cientista, Explorador, Caçador ou Nobre.

Atributos: o personagem tem os atributos Físico, Mental, Social e Sobrevivência, cada um com valores que vão de um a cinco. No momento da criação do personagem, o jogador pode distribuir catorze pontos como desejar entre eles.

O atributo de Sobrevivência reflete a capacidade do jogador mudar a história. Cada ponto de sobrevivência gasto durante o jogo permite refazer uma rolagem ou inserir um elemento narrativo na história. Os pontos de sobrevivência são renovados na próxima sessão de jogo.

Vantagem: escolha algo que é uma particularidade da sua profissão e uma vantagem em relação às demais, como “Inventor Nato” ou “Campeão de Esgrima”. Quando fizer um teste em que a sua vantagem é relevante, role dois dados e escolha o de valor mais baixo. Em caso de falha, role os dois dados novamente — isto só pode ser feito apenas uma vez por cada falha individual.

Desvantagem: escolha algo que realmente vai te atrapalhar, que pode ser um empecilho que sempre surge quando você menos precisa, como “O Único Ruivo do Planeta” ou “Gatilho Nervoso”. Quando fizer um teste onde a Desvantagem seja relevante, a narradora pode acrescentar até mais dois dados à sua rolagem e você terá que ficar com o dado de valor mais alto.


O que preciso para jogar?

Uma cópia deste folheto, lápis, borracha e algumas folhas de papel para as anotações da ficha de personagem, além de três dados de seis faces (d6).


Rolagem de Dados

Sempre que for fazer uma rolagem de dados, a primeira coisa a se observar é se a ação é comum ou de conhecimento.

Ações comuns são aquelas que a maioria das pessoas faz (abaixar-se, andar sem chamar atenção ou empurrar alguém) e não possui nenhum pré-requisito.

Uma ação de conhecimento (consertar um maquinário, conduzir um veículo militar ou preparar uma armadilha) necessita que a personagem tenha uma profissão adequada (Cientista, Soldado ou Caçador).

Se a ação for algo muito simples ou a personagem tiver o conceito adequado a uma ação de conhecimento, poderá fazer a rolagem de dados para testar a ação. Para isso, verifique qual atributo é mais adequado à ação e role um dado de seis lados. Se o resultado do dado for igual ou menor que o valor do atributo, a personagem obteve sucesso.

Saúde

Os ferimentos das personagens são determinados em duas situações: na primeira falha em um teste de saúde — vinculado ao atributo ligado à ação — a personagem assume um custo ou consequência pela falha.

Na segunda falha, a narradora ganha o poder narrativo da ação e a personagem fica à mercê da narrativa, podendo ser considerada morta, inconsciente, capturada ou qualquer resultado que a narradora ache adequado.


Narradora

Em Espada & Planeta, a narradora não rola dados, deixando essa função apenas para os personagens jogadores, que devem superar os testes utilizando sua criatividade, esperteza e a sorte com os dados nas rolagens de teste de seus atributos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Heróis de Electrum (2019)

Heróis de Electrum é um jogo de super-heróis com a proposta de simular a atual fase das HQs, a chamada Era de Electrum (também conhecida com...